• Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

Direitos de uso Danilo Nogueira

DMA design estratégico

Condomínio

O Seguro Condomínio tem como seu principal objetivo de garantir ao Condomínio, não importando se vertical e/ou horizontal, legalmente constituído, proteção para os bens comuns a condomínio, desconsiderando toda e qualquer área particular.

São consideradas partes integrantes da(s) edificação(ões) segurada(s): I.  As colunas, pilastras, pilares, paredes, paredes-mestras, muros e outros elementos estruturais e de delimitação física; II. Os telhados ou terraços de coberturas, quando instalados nas áreas comuns; III. As entradas, vestíbulos, escadas e corredores de uso ou passagem comum a dois ou mais condôminos e comunicações entre prédios; IV. As instalações gerais de: água, eletricidade, aquecimento central, ar condicionado central, combate a incêndio e gás; V. Construções situadas dentro do limite e nas áreas comuns do condomínio (exceto fundações, alicerces e o terreno), tais como: alpendres, pátios, academias, quadras esportivas, piscinas, garagens, salões de festas e outras áreas de uso comum dos condôminos

Existindo duas garantias a AMPLA e a SIMPLES, diferem simplesmente que a AMPLA abrange tudo, menos o que está excluído nas condições gerais na apólice, já a SIMPLES e necessário a contração da cobertura obrigatória de Incêndio, mais duas coberturas adicionais, além da assistência 24hs, ou seja, a Simples você vai montando o seguro de acordo com sua necessidade.

Confira algumas Coberturas

Disposições Gerais O Seguro Condomínio, para o mutuário de entidade integrante do Sistema Financeiro de Habitação, será considerado a 2º risco absoluto enquanto perdurar o contrato de financiamento concedido, e desde que o referido contrato esteja amparado por seguro compulsório, dando cobertura contra incêndio e outros riscos que possam causar a destruição total ou parcial do imóvel, garantindo a sua reposição integral. Parágrafo único. A cobertura a 2o risco absoluto refere-se apenas ao imóvel do mutuário, não aplicando-se às partes comuns do condomínio.

Danos Elétricos** - Pelos danos diretamente causados a máquinas, equipamentos, componentes e instalações elétricas de uso comum do condomínio, em consequência de: variações anormais da tensão, curto-circuito, arco voltaico, calor gerado acidentalmente por eletricidade e/ou descargas elétricas, eletricidade estática e queda de raio fora do imóvel segurado. 

Derrame de Sprinklers (chuveiros automáticos) - Pelas avarias e danos materiais de origem súbita, imprevista e acidental sofrida pelo condomínio, diretamente causados por infiltração ou derrame d’água ou outra substância líquida contida em instalações de chuveiros automáticos (sprinklers). 

Desmoronamento -  Pelos danos materiais de origem súbita, imprevista e involuntária causados ao imóvel e conteúdo segurado, em decorrência de desmoronamento total ou parcial, ainda que causados em virtude de influência ou desgaste por água de chuva.

Despesas Fixas - Garante o pagamento da indenização das diárias, o valor de cada diária corresponderá às seguintes despesas fixas do Condomínio: pagamento de contas de água, luz, gás, telefone, condomínio, salários, encargos sociais trabalhistas e tributos que incidam sobre o imóvel segurado. 

Impacto de Veículos** -  Pelos danos materiais diretamente causados ao Condomínio por impacto de veículos terrestres. 

Perda/Pagamento de Aluguel dos Condôminos - Pelas despesas de aluguel do Condômino, caso a unidade autônoma não possa ser ocupada, em decorrência dos eventos cobertos pela garantia Básica (Incêndio , Explosão , Queda de Raios, Queda de Aeronaves e fumaça), Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Granizo e Desmoronamento.

Quebra de Vidros, Mármores e Granitos -  Pela quebra de vidros, espelhos, mármores e granitos, instalados de forma fixa, nas partes comuns do Condomínio, inclusive sua fachada, decorrentes de qualquer causa externa.

Responsabilidade Civil - Garantem o reembolso ao condomínio, até o Limite Máximo de Indenização, das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo, autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas a reparações por danos involuntários, corporais e/ou materiais, causados aos terceiros prejudicados pelo Condomínio. 

Responsabilidade Civil do Síndico - Das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas à reparações por danos involuntários, corporais e/ou materiais, causados a terceiros em decorrência do cumprimento de suas obrigações funcionais, negligências, erros, ações ou omissões por ele cometidas no estrito exercício de suas funções, desde que eleito em assembleia devidamente registrada em ata e durante a vigência do seguro. 

Responsabilidade Civil Garagista - Colisão, Incêndio e Roubo - relativas a reparações por danos materiais, causados a veículos terrestres de terceiros nas dependências do Condomínio sob sua guarda.

Roubo ou Furto de Bens do Condomínio -  Pelos danos materiais causados ao condomínio, decorrentes de Roubo ou Furto qualificado, somente quando praticado mediante a destruição, rompimento de obstáculos ou ainda escalada para acesso ao imóvel ou as suas dependências devidamente fechadas, deixando sinais inequívocos da ocorrência ou mediante comprovação através de câmeras de monitoramento e segurança. 

Responsabilidade Civil Portões e Cancelas Automáticas - Das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas a reparações por danos involuntários, corporais e/ou materiais, causados por portões e/ou cancelas automáticas do Condomínio, bem como os danos causados ao portão e/ou Para fins desta garantia, os condôminos são equiparados a terceiros

Roubo ou Furto de Valores em Trânsito - Pelos prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado de dinheiro em espécie, em moeda corrente no País, de cheques nominais em moeda nacional, de vale transporte e de ticket em papel, comprovadamente relacionados com as despesas exclusivas do Condomínio, quando em trânsito em mãos de portadores ocorrido dentro do Estado do risco segurado, em um raio de 100 KM do Local de Risco.

Ruptura ou Vazamento de Tubulações - Pelas perdas e danos materiais causados ao Condomínio, por derrame e/ou vazamento de tubulação de água e esgoto do Condomínio segurado. 

Tumultos, Greves e Lock-Outs - Pelos danos materiais causados ao Condomínio, quando decorrentes de tumulto, greve ou lock-out. 

 

Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Granizo -  Pelos danos materiais causados aos bens do Condomínio por vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo.

Serviços Relacionados ao Seguro
  • Chaveiro

  • Limpeza

  • Transporte e Guarda de Móveis 

  • Zelador Substituto 

  • Encanador 

  • Eletricista

  • Retorno do veículo 

  • Segurança e Vigilância 

OBS.: O imóvel particular não está segurado, apenas as áreas comuns do condomínio.

**Todas as coberturas tem que respeitar as condições gerais de cada seguradora.

Serviços e Coberturas Relacionados ao Produto da SulAmérica, podendo variar de companhia seguradora.

 

LCE - Lei nº 4.591 de 16 de Dezembro de 1964

Dispõe sôbre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias.

Art. 13. Proceder-se-á ao seguro da edificação ou do conjunto de edificações, neste caso, discriminadamente, abrangendo tôdas as unidades autônomas e partes comuns, contra incêndio ou outro sinistro que cause destruição no todo ou em parte, computando-se o prêmio nas despesas ordinárias do condomínio.

Parágrafo único. O seguro de que trata êste artigo será obrigatòriamente feito dentro de 120 dias, contados da data da concessão do "habite-se", sob pena de ficar o condomínio sujeito à multa mensal equivalente a 1/12 do impôsto predial, cobrável executivamente pela Municipalidade.